Há mais no ouriço do que aparenta – muito mais. O animal de poder do humilde ouriço, com seu exterior espinhoso e olhar perplexo, pode parecer que não tem muito a nos ensinar ou oferecer – mas as aparências enganam.
Como um animal espiritual, esta criatura possui um simbolismo rico e incorpora vários valores que podem nos ajudar em nossa passagem pelo mundo: desde a proteção diante dos desafios, ao autodesenvolvimento e busca de um propósito na vida. Vamos explorar os significados e a mensagem de sabedoria desta criatura cativante.
O que o ouriço simboliza como animal de poder?
O simbolismo associado ao ouriço não é facilmente compreendido. Talvez porque anda na linha tênue entre os aspectos positivos e negativos. Não há um significado único para o que um ouriço simboliza, mas existem alguns temas gerais que podem nos ajudar a entender o que esta pequena criatura pode nos ensinar.
Geralmente, o ouriço é visto como um símbolo de:
- Proteção
- Obstáculos e desafios
- Curiosidade
- Intuição
- Adaptabilidade
- Paciência
- Força e fortaleza
- Autossuficiência
- Gentileza
- Você precisa desenvolver seu potencial
- Uma jornada espiritual em que você embarcou
- Necessidade de solidão
- Precisa descansar e relaxar
O simbolismo do porco-espinho:
Proteção
O ouriço conhece a adversidade e sobrevive rolando em uma bola impenetrável quando ameaçado. Essa natureza protetora ajuda a acalmar nossos nervos durante os períodos difíceis e nos lembra de não ter medo ao enfrentar estradas difíceis pela frente.
O ouriço é um guia de vida que o ajudará a enfrentar os desafios. Um dos maiores desafios para os quais o ouriço é mais adequado é a segurança. Este guia de animais ensina você a confiar em seu instinto e saber que você está seguro.
Ele usa seu desconforto para proteger sua vida dos perigos. Quando o ouriço se sente ameaçado, ele rola como uma bola, o que o torna difícil de atacar. Se for confrontado com o perigo, não luta, mas sim se livra dele. Isso é algo natural para esta criatura.
O ouriço sabe como se defender sem ter que machucar ninguém nem nada. Este guia de animais ensina você a estar ciente do que está ao seu redor e como estar atento às suas próprias tendências naturais.
Ajuda-nos a enfrentar os desafios da vida e a procurar respostas dentro de nós, em vez de as procurar do lado de fora.
Ouriço, é hora de relaxar e refletir com esse animal de poder
Quando você se depara com situações estressantes, o ouriço pode aparecer em sua vida ou em seus sonhos para ajudá-lo a se acalmar. O ouriço pode lhe ensinar maneiras de lidar com essas situações. Esses sinais podem aparecer como uma memória do passado, ou podem ser apresentados como uma metáfora que permite que você dê sentido ao que está acontecendo atualmente em sua vida.
A chave é entender que o ouriço é um símbolo que permitirá que você reflita sobre suas próprias experiências e obtenha uma visão sobre sua situação atual.
A curiosidade do ouriço como animal de poder
A curiosidade, bravura e adaptabilidade do ouriço o tornam um símbolo perfeito para a curiosidade. Os ouriços são rápidos em enfiar o nariz no mundo ao seu redor. Acredita-se que essa curiosidade protege essas pequenas criaturas da predação por animais maiores.
Eles estão dispostos a explorar qualquer coisa que encontrarem em seu caminho e freqüentemente irão onde outros temem pisar. Eles têm vários receptores sensoriais, incluindo os do olfato e do paladar, que usam para tomar decisões sobre o que é seguro comer e o que deve ser evitado.
Eles parecem explorar coisas novas e estão sempre procurando uma saída, não importa quantas vezes fiquem presos. É sua determinação que os torna animais fortes.
Então, o que o ouriço nos oferece quando se trata de correr riscos e ir ao encontro do desconhecido amparado pelo poder da curiosidade? O ouriço representa uma exploração de possibilidades que frequentemente exigirão assumir riscos em nome dos indivíduos.
Quando permitimos que nossa curiosidade nos guie, é mais provável que exploremos nosso potencial e tentemos coisas novas – mesmo que elas não funcionem o tempo todo. Esta lição é algo que pode ser aplicado em muitos aspectos da vida.
Dando os próximos passos na vida
O ouriço nos ensina que podemos ser cuidadosos e metódicos na hora de explorar novas oportunidades. Observe que há uma diferença entre ser cuidadoso e ter medo. Algumas pessoas são naturalmente mais avessas ao risco, mas você pode superar isso usando os instintos do ouriço a seu favor.
Ao se deparar com novas oportunidades, você deve conduzir um exame cuidadoso dos riscos envolvidos. Depois de levar em consideração os resultados potenciais bons e ruins, decida se deseja ou não prosseguir com isso com base em seu próprio nível de tolerância ao risco.
Com o tempo, conforme você assume pequenos riscos, sua confiança ao tomar essas decisões aumentará, tornando mais fáceis as decisões desafiadoras no futuro.
Solidão
Os ouriços tendem a fugir da companhia de outras pessoas, eles não são criaturas sociais. Ele é um “caseiro” e não perambula fora de seu território. Ele cuida de sua própria área com muito cuidado.
Ele pode sair para investigar o que está acontecendo lá fora, mas ele rapidamente se retirará para se proteger se se sentir ameaçado. Seu instinto natural lhe diz que é mais seguro ficar em casa do que correr o risco de enfrentar algum perigo desconhecido.
A natureza noturna do ouriço ajuda a explicar sua retirada do mundo durante o dia, já que ele pode voltar para sua toca ao anoitecer, relativamente seguro de quaisquer perigos que possam estar à espreita na escuridão. À noite, ele se enterra no chão ou sob as folhas. Ele também se cobre com uma armadura espinhosa protetora, formando uma bola para se proteger de predadores.
O ouriço nos mostra que talvez seja hora de passar algum tempo sozinho para recarregar. Ele se contenta em escapar para um mundo próprio e passar algum tempo na segurança de sua toca. Isso nos ensina que não há problema em ficar ou viver sozinho. Porém, solidão não é a mesma coisa que solitário.
A solidão se refere ao momento em que alguém opta por ficar sozinho, enquanto a solitário é o estado de estar sozinho e querer estar com outras pessoas.
A paciência do ouriço como animal de poder
O ouriço é um grande símbolo de paciência. Eles não são os animais mais rápidos do mundo, especialmente quando comparados a algo como uma chita … No entanto, eles têm sua própria maneira de fazer as coisas.
Eles são planejadores cuidadosos e não tomam decisões ou movimentos repentinos que possam deixá-los vulneráveis ou em risco de perigo. Em vez disso, eles não têm pressa e encontram a oportunidade certa para o sucesso antes de fazê-lo acontecer.
Eles também são famosos por dormirem a maior parte do tempo! Isso os torna um excelente guia de ensino do espírito animal para ajudá-lo a se tornar mais paciente em sua própria vida.
Gentileza
O ouriço ensina os outros a serem gentis. Você pode ver isso através de suas espinhas. Na verdade, eles são bastante macios, mas servem a um propósito importante na vida do ouriço. Eles ajudam a protegê-los de predadores e são mantidos dentro do limite correto de espinhos. Se um predador deve atacar, eles usam suas espinhas para repeli-los.
O encanto do ouriço consiste no fato de ser espinhoso por fora, mas macio por dentro. A natureza defensiva natural do ouriço é muito gentil e abnegada, e ensina as pessoas a não ter medo de desistir de suas próprias necessidades pela segurança dos outros.
A autossuficiência do ouriço como animal de poder
Os espinhos do ouriço são, na verdade, cabelos ocos que o tornam intimidantes – mas na verdade ajudam a protegê-los de perigos e danos. É semelhante para pessoas que aprendem a dominar seus próprios medos internos e encontram uma maneira de lidar com eles de maneira saudável.
O ouriço como animal de poder pode lhe ensinar novas maneiras de superar seus medos de dentro para fora. Você verá isso em sua vida quando começar a aprender a confiar em seus próprios poderes e a decidir por si mesmo o que precisa.
Abraçando o mistério
O ouriço é um animal noturno, o que significa que é mais ativo durante a noite e, portanto, nos períodos de escuridão. Seu espírito nos ensina a abraçar “o invisível”, pois muitas vezes revela coisas boas em nossas vidas.
O animal de poder do ouriço nos encoraja a encontrar esses tesouros em nossa escuridão e a saber que há mais em nós do que aparenta. Seu espírito nos ensina a abraçar joias escondidas e chaves secretas.
A atitude do ouriço em relação à vida é resumida por esta citação do romance A Bruxa de Portobello, de Paulo Coelho: “Não vemos as coisas como são, mas sim as inventamos.”.
Como um animal espiritual, o ouriço nos ensina a viver nas sombras e a nunca julgar a nós mesmos ou aos outros com muita severidade. Não tem medo do escuro. Pelo contrário, ficará sentado em silêncio e esperará o que quer que aconteça. O ouriço não se importa se você vê ou não; tudo o que importa é que seja a própria paciência.
Outros significados associados ao ouriço
O ouriço como símbolo de harmonia: em muitas culturas, o ouriço representa a harmonia. Esse simbolismo vem da crença de que o animal fica longe de problemas e não faz inimigos. Muitas vezes é visto como um guardião da paz.
Ouriços como símbolos de cura: O ouriço pode representar paz e cura em algumas culturas. Os chineses chamam isso de “Animais Felizes” porque acreditam que, se você alimentá-los, eles trarão boa sorte e prosperidade para sua casa.
Ouriços como símbolos de conforto: em algumas culturas, o ouriço é visto como um símbolo de conforto. Isso ocorre porque ele vive em uma toca profunda e se move quando é ameaçado ou perturbado por predadores. Ele também é conhecido por sua capacidade de se enrolar em uma bola para se proteger do perigo.
Os ouriços como símbolos de resistência e adaptabilidade: Por serem cobertos de espinhos que os tornam difíceis de apanhar, são símbolos de resistência. Eles também se enrolam em uma bola quando estão em perigo, tornando-os o símbolo perfeito para serem adaptáveis a qualquer situação que você possa se encontrar.
A mensagem de sabedoria do ouriço como animal de poder
O ouriço nos lembra de abraçar o que somos e ter fé em nós mesmos, mesmo que sejamos pequenos e desconhecidos. Sua mensagem de sabedoria pode nos inspirar a encontrar tesouros em nossa escuridão.
O que o ouriço nos ensina sobre a vida?
- Devemos estar felizes por quem somos; não devemos tentar ser outra pessoa.
- Devemos aprender com os erros, mas não permitir que eles definam quem somos ou nos impeçam de tentar novamente mais tarde.
- Não julgue os outros com muita severidade – você nunca sabe como pode ter sido o passado deles!
- Aprecie as pessoas em sua vida e nunca pense que “você não merece nada” – você merece!
- Não deixe que as coisas ruins o derrubem; siga seu coração e faça o que te faz feliz.
Os ouriços são tão teimosos quanto parecem. Eles parecem sempre ser os animais mais inteligentes por aí, e às vezes podem se mover um pouco lentos. No entanto, eles não desistem de seus objetivos. Quando confrontado com um desafio ou obstáculo, o ouriço decide como é mais eficiente para resolver o problema em questão. Pode levar algum tempo para fazê-lo, mas assim que encontrar uma maneira de contornar, diga adeus a esse obstáculo!
Quando chamar o ouriço para obter ajuda
Se você estiver usando um ouriço como seu guia espiritual, pode confiar em seu poder nas seguintes situações.
Expanda sua percepção: você deseja ser capaz de ver as coisas com clareza e sem preconceitos, e deseja ter uma mente aberta. Você também deseja ser receptivo e aprender com o que os outros compartilham com você.
Resolva um problema: você deseja percepções inteligentes sobre problemas difíceis, mesmo que a princípio pareçam impossíveis. Essa inteligência pode vir em muitas formas, incluindo inteligência matemática ou raciocínio rápido.
Você precisa se defender: os ouriços têm um instinto natural de proteger a si e aos outros do perigo, tanto física quanto emocionalmente. Este é o objetivo principal das espinhas em suas costas. Para ter o ouriço como seu animal espiritual, você deve ser capaz de mostrar um equilíbrio maravilhoso entre agressão e defesa.
Seja engenhoso: os ouriços são donos de seu ambiente. Desde encontrar insetos até se enrolar em uma bola apertada (que se assemelha a um novelo de lã), eles usam tudo o que têm à sua disposição. Quando as pessoas têm o ouriço como seu animal espiritual, elas são capazes de se manter em pé e ser engenhosas em todas as situações.
Você precisa se adaptar a condições mais adversas: embora os ouriços sejam geralmente conhecidos por sua resistência a ambientes frios, eles também podem se aclimatar a ambientes mais quentes. Eles são capazes de resistir a muitas coisas diferentes, adaptando seu comportamento. Pessoas que têm o ouriço como um animal espiritual querem ser capazes de fazer isso em tudo – eles querem se transformar para que possam lidar com tudo que vier em seu caminho.
Você está cuidando de seus entes queridos: o ouriço é frequentemente usado para representar pessoas protetoras ou atenciosas que cuidarão de seus entes queridos em todas as circunstâncias (por exemplo, a polícia, que o usa em muitos de seus logotipos e emblemas).
Você precisa estar atento: o ouriço é cauteloso, mas alerta ao ambiente e desconfiado de predadores. Ele usa seus espinhos para repelir invasores e se proteger. É cauteloso, mas alerta aos arredores e desconfiado de predadores. O ouriço também simboliza a necessidade de se preocupar com o meio ambiente. Como os ouriços têm uma combinação de qualidades que inclui ser vigilantes, elegantes e nada óbvios, eles costumam ser vistos como bons símbolos para observar enquanto permanecem um alvo menos visível.
Comemore sua singularidade: o ouriço é uma criatura única que se destaca na multidão por causa de sua singularidade; as pessoas costumam dizer que são peculiares ou incomuns. Quando as pessoas têm o ouriço como guia espiritual, elas celebram suas diferenças e singularidades. Certifique-se de que está fazendo coisas que celebram o que é único em você.
Estimule sua curiosidade: A curiosidade do ouriço é o que o faz olhar para todos os tipos e direções. Eles querem saber tudo o que puderem sobre tudo – estar sempre aprendendo. Para que você tenha o ouriço como seu animal espiritual, você precisa ser capaz de viver a vida com um coração cheio de curiosidade e admiração.
Promova a calma e a tranquilidade: as pessoas costumam se sentir calmas quando pensam no ouriço. Pessoas com o espírito animal ouriço se sentem assim depois de estar com o animal ou vê-lo. Para ser fiel ao seu espírito animal, você quer ter certeza de que está se colocando em uma situação em que possa sentir esses sentimentos de tranquilidade e calma.
Resumindo
O ouriço é um maravilhoso espírito animal cheio de surpresas. As pessoas que têm este animal como seu animal espiritual descobrirão que são capazes de lidar com qualquer coisa que surgir na vida e ainda assim sair por cima. Eles são otimistas e esperançosos, apesar de todos os desafios que podem enfrentar na vida.
Assim como o ouriço se enrola em uma bola apertada quando encontra o perigo, aqueles com este espírito animal podem se ver rolando em uma bola apertada quando as coisas não saem exatamente como planejado. No entanto, eles trabalham duro para seguir em frente e encontrar essa felicidade e sucesso.