O espírito animal da onça é o guardião de tudo o que é desconhecido. Um totem místico, o jaguar oferece lições sobre como recuperar seu poder interior ao despertar sua energia central interior. Quando o misterioso e gracioso jaguar entra em sua vida, é hora de resolver velhos problemas e abrir caminho para um renascimento espiritual.
Compreender o lado mais sombrio da vida é o que oferece a este poderoso totem animal seu mistério. Com a compreensão, vem a capacidade de abraçar a mudança e a multiplicidade de ciclos da vida.
Aqueles que têm o jaguar como animal de poder são apaixonados, confiantes e possuem uma compreensão mais profunda da vida. Frequentemente capazes de abraçar a mudança com graça e dignidade, aqueles que têm esse espírito animal felino como guia tendem a ser criativos e permitem que sua intuição os oriente sem hesitação.
Simbolismo da Onça como Animal de Poder
A onça é freqüentemente visto como um símbolo de vida e força. Os significados adicionais para este totem incluem:
- Coragem
- Valentia
- Lealdade
- Poder
- Fertilidade
- Poder espiritual
- Força
- Beleza
- Rejuvenescimento
Onça como sol e lua
Embora esse felino gracioso, mas feroz, já tenha sido associado ao sol, como na cultura maia, também foi associado à lua. Como protetor, o jaguar maternal nos encoraja a abraçar o poder do desconhecido como um catalisador para liberar nossos medos.
Onça como Animal de Poder e a sua comunicação
As onças têm patas grandes e uma cabeça larga com mandíbulas muito fortes. Eles geralmente matam suas presas perfurando o crânio com uma mordida rápida. Ao contrário de leões e tigres, o jaguar rosna e grunhe em vez de rugir.
Pessoas com esse espírito animal geralmente possuem uma boa comunicação, mas suas palavras podem ter a tendência de cortar, rasgar e despedaçar os outros. Aprender habilidades de comunicação corretas é muito importante para essas pessoas.
Proeminência cultural e religiosa da onça
Reverenciado nas culturas mexicana, sul e centro-americana como um deus, a onça é associado à realeza e aos aspectos nada régios da sociedade humana, como a guerra. Na cultura maia, o animal de poder do jaguar era visto como um símbolo das trevas e do submundo.
Em muitas tribos, como na sociedade maia, o jaguar era a força que mantinha o homem conectado a todos os elementos que oferecem estrutura, equilíbrio, base e energia para sua vida, incluindo a fertilidade, a terra e as trevas do submundo. Junto com os astecas e maias, os incas também construíram templos para o jaguar.
A Onça no folclore
Em culturas antigas, o personagem do totem animal da onça era versátil quando se tratava de contar histórias. De trapaceiro a poderoso líder e guerreiro, o jaguar às vezes também era visto como um metamorfo. Em algumas tribos da América do Sul e da América Central, não é incomum haver histórias de onças que mudaram para a forma humana para se misturar e procriar com mulheres humanas.
Na cultura maia, o jaguar representava o forasteiro. O grande gato era uma figura sagrada que vivia fora dos limites da sociedade estruturada e era considerado o “senhor dos animais”.
Onça e seus desejos
A onça também foi associado ao deus romano Baco. De acordo com a lenda, as panteras supostamente cuidaram de Baco. Em algumas representações, ele também está dirigindo uma carruagem puxada por onças. Embora Baco seja frequentemente considerado o deus do vinho, ele também está ligado à liberação dos desejos.
A pantera também é um símbolo de impulsos e desejos subconscientes. Tanto os astecas quanto os maias falaram sobre o poder de se tornar meio jaguar e meio humano.
De acordo com essas culturas, uma pessoa que pode se tornar metade jaguar e metade humana pode se livrar de todas as suas restrições e inibições culturais. Essa pessoa pode finalmente agir de acordo com seus desejos ocultos.
Quando o Animal de Poder da Onça entra nos seus sonhos
Ver uma onça em seu sonho é um sinal de agressividade, emoções e força vital. Como um protetor, a presença do totem pode significar que é hora de dar uma olhada mais de perto em onde você está na vida.
A chave para o crescimento e a maturidade é a capacidade de abraçar a mudança e a mudança não pode acontecer sem a morte. Essa morte pode não significar necessariamente morte física, mas pode ser o fim de um relacionamento, uma situação ou simplesmente sua decisão de não continuar com os velhos hábitos.
Quando um jaguar penetra em seus sonhos, pode ser hora de lamber suas feridas, rosnar um pouco e seguir em frente. Adote a graça e a confiança do jaguar para fazer mudanças positivas que sejam melhores para você.