Desde meados do século XVIII, começando no norte da Europa e depois se espalhando por todos os cantos do mundo, as pessoas tomaram consciência de viver em uma época radicalmente diferente de qualquer outra e que chamaram – com um misto de admiração e respeito, apreensão e nostalgia – ‘a era moderna’, ou mais sucintamente, ‘modernidade’. Agora somos todos habitantes da modernidade; cada aldeia e ilha remota foi tocada pela perspectiva e ideologia de uma nova era.
A história de nosso surgimento no mundo moderno pode ser traçada em vários campos – na política, religião, arte, tecnologia, moda, ciência – todos os quais contribuíram para uma alteração na consciência, para uma mudança na maneira como vivemos. pensar e sentir. Isto é um pouco do que se tornou moderno:
Secularização
Talvez o maior marcador da modernidade tenha sido a perda da fé – a perda da crença na intervenção das forças divinas nos assuntos terrenos. Todas as outras eras anteriores à nossa sustentavam que nossas vidas estavam pelo menos metade nas mãos de deuses ou espíritos, que podiam ser influenciados por meio de orações e sacrifícios e que exigiam formas complexas de adoração e obediência.
Mas colocamos nossas energias na compreensão dos eventos naturais através da razão; não há mais presságios ou revelações, maldições ou profecias, nossos futuros serão trabalhados em laboratórios, não em templos; até mesmo a vontade nominalmente religiosa – quando se trata disso – dermuria pilotos altamente treinados e especialistas em câncer. Deus morreu e a modernidade o matou.
Progresso
As sociedades pré-modernas encaravam a história em termos cíclicos; não havia nenhuma dinâmica avançada para falar; imaginava-se que as coisas sempre seriam tão ruins ou tão boas quanto antes. Não havia mais mudança nos assuntos humanos do que havia nas estações. Os impérios aumentariam e diminuiriam; períodos de abundância alternavam com estações de escassez.
Mas os fundamentos permaneceriam. No entanto, ser moderno é acreditar que podemos superar continuamente o que veio antes; riqueza nacional, conhecimento, tecnologia, arranjos políticos e, mais amplamente, nossa capacidade de felicidade parecem capazes de aumentar constantemente. Cortamos as correntes do sofrimento repetitivo. O tempo não é uma roda de futilidade, é uma flecha que aponta para um destino essencialmente perfectível.
Ciência
Substituímos deuses por equações. A ciência nos dará domínio sobre nós mesmos, sobre os mistérios da natureza – e, finalmente – sobre a morte. Cálculos cuidadosos e espasmos elétricos em circuitos microscópicos nos permitirão mapear e conhecer o universo. É apenas uma questão de tempo antes de descobrirmos, finalmente, as pistas para nossa própria imortalidade.
Individualismo
Ser moderno é jogar fora as reivindicações da história, do precedente e da comunidade. Vamos moldar nossas próprias identidades – em vez de sermos definidos por famílias ou tradições. Vamos escolher com quem casar, que trabalho seguir, que gênero ser, onde viver e como pensar. Podemos ser livres e, finalmente, totalmente “nós mesmos”.
Amar
Somos românticos, ou seja, buscamos uma alma gêmea, um amigo exemplar que possa ser ao mesmo tempo um parceiro sexual intrépido, um co-pai confiável e um colega gentil. Estamos revoltados contra a frieza e o distanciamento emocional. Nós nos recusamos a ser infelizes apenas para manter as aparências. Moveremos pedregulhos para encontrar alguém que nos ‘pegue’, um gêmeo espiritual que sentiremos como se sempre tivéssemos conhecido.
Cidades
Estamos fartos da languidez e do julgamento da vida na aldeia. Não queremos ir para a cama quando o sol se põe ou limitar nossos conhecidos aos personagens com quem estudamos. Queremos nos mudar – junto com 85% da população das nações modernas – para a cidade bem iluminada, onde podemos nos misturar às multidões, estudar disfarçadamente rostos em trens subterrâneos, experimentar comidas desconhecidas, mudar de emprego, ler em parques, aprender sobre Expressionismo abstrato, repense nossos cabelos e durma com estranhos.
Natureza
Os pré-modernos viviam próximos à natureza; eles sabiam reconhecer a bolsa de pastor e fazer algo comestível de erva de abacaxi. Sabiam também quando os pardais apareciam e que sons as corujas de orelhas curtas faziam. Eles veneravam a natureza como se fosse uma divindade. Mas os modernos não tremem diante do céu noturno nem sentem necessidade de agradecer ao sol nascente.
Nós nos libertamos de nossa admiração anterior pelos fenômenos naturais; estamos mais atentos à sublimidade da tecnologia do que às cachoeiras. O emblemático local moderno é o supermercado 24 horas, bem iluminado e repleto de produtos dos quatro continentes, desafiando orgulhosamente as barreiras da geografia e da noite. Comeremos romãs em agosto e tâmaras em fevereiro.
Velocidade
Durante a maior parte da história, a velocidade máxima foi determinada pelas restrições de nossos próprios pés – ou com muita sorte, a velocidade de um cavalo ou veleiro. Pode levar três semanas para viajar de Londres a Edimburgo, quatro meses para navegar de Southampton a Sydney. Na Espanha do século XVIII, a maioria morria em vinte e cinco quilômetros de onde nasceram.
Agora, nenhum lugar está a mais de vinte e seis horas de distância de nós, o conteúdo de uma biblioteca nacional pode caber em um circuito do tamanho de uma unha e a sonda Voyager 1 se lança a dezessete quilômetros por segundo através do espaço interestelar, 21,2 bilhões de quilômetros de seu original. ponto azul.
Trabalhar
Somos modernos porque trabalhamos não apenas para ganhar dinheiro, mas para desenvolver nossa individualidade, exercitar nossos talentos distintos e encontrar nosso verdadeiro eu. Estamos em busca de algo que nossos ancestrais teriam considerado inteiramente paradoxal: um trabalho que possamos amar.
Grande parte da transformação da modernidade foi profundamente excitante, emocionante até. Cabos de fibra ótica circundam a terra, satélites nos guiam através da escuridão, novas ideias derrubam convenções sufocantes, cidades são conjuradas do solo e energias colossais são desencadeadas pelas forças prometéicas da química e da física. A palavra “moderno” ainda sugere, com razão, um estado de glamour, desejo e aspiração.
Mas de outra perspectiva, o advento da modernidade também tem sido uma história de tragédia. Nós compramos nossas novas liberdades a um preço muito alto. Talvez nunca estivemos tão perto da insanidade coletiva ou da extinção planetária. A modernidade causou estragos em nossas paisagens internas e externas. Podemos pegar aspectos da catástrofe em várias áreas:
Falha
Foi o sociólogo francês Emile Durkheim, do final do século XIX, quem primeiro fez a descoberta preocupante de uma diferença essencial entre as sociedades tradicionais e modernas. No primeiro, quando as pessoas viviam em pequenas comunidades, quando se entendia que o curso da carreira estava nas mãos dos deuses e quando havia poucas expectativas de realização individual, nos momentos de fracasso, a agonia tinha limites; a reversão não parecia um veredicto sobre todo o valor de alguém como ser humano.
Nunca se esperava perfeição e não respondia com auto-laceração quando ocorriam contratempos. Um simplesmente caiu de joelhos e implorou aos céus. Mas Durkheim podia ver que as sociedades modernas cobravam um preço muito mais cruel daqueles que se julgavam fracassados. Esses infelizes não podiam mais culpar a má sorte, não podiam mais esperar redenção em um outro mundo. Em um grau horrível, parecia que havia apenas uma pessoa responsável e apenas uma resposta adequada.
Como Durkheim mostrou em talvez a maior acusação individual à modernidade, as taxas de suicídio das sociedades avançadas são até dez vezes maiores do que as das sociedades tradicionais. Os modernos não são apenas mais apaixonados pelo sucesso, eles também são muito mais propensos a se matar quando falham.
Neurastenia
Era uma palavra nova cunhada em meados do século XIX para descrever uma doença distinta da mente que se acredita ter sido criada pela condição moderna. Também conhecido como “nervosismo americano”, era associado a viver nas cidades, a ser sacudido por multidões, superestimulado pelos jornais, esgotado pela escolha, desligado da natureza e frenético pelas expectativas.
Múltiplas curas foram oferecidas: banhos frios, compressas, caminhadas no campo, eletrocussão leve, cintos apertados na barriga, dieta apenas de vegetais, meias especiais feitas de cabelo de lama e longos períodos de silêncio. Ser moderno é ser constantemente assaltado com notícias de cada decapitação, corrida bancária, fiasco do governo, estreia de filme, tiroteio em massa, receita de lasanha, movimento de guerrilha, acidente nuclear e indiscrição sexual ocorridos em qualquer lugar do planeta nos anos anteriores. minutos.
Estamos sempre conectados e sempre atentos. A média de doze anos de idade tem acesso a duzentos milhões de livros a mais do que Shakespeare. A última pessoa que teoricamente poderia ter lido tudo morreu o mais tardar em 1450. Estamos exaustos.
Cabanas
Não por coincidência, muitas das principais figuras da história intelectual da modernidade se retiraram para habitações isoladas nas quais se distanciam e tentam dar sentido ao caos: Nietzsche para uma cabana nos Alpes suíços, Wittgenstein para uma cabana nos Alpes Suíços. um fiorde norueguês, Heidegger a uma cabana nos Alpes da Baviera. Seus escritos podem não ter sido típicos, mas seus deslocamentos internos eram. Podemos não ter cabanas, mas suspeitamos muito do quanto podemos precisar delas.
Nostalgia
A modernidade, tão desejosa de apagar tudo o que veio antes dela, desencadeou uma torrente de nostalgia. Nunca antes tantos desejaram ter vivido em uma época diferente da sua. Embora se beneficiando da odontologia e das comunicações modernas, eles sonharam em fugir para um castelo na época de Carlos Magno ou uma cabana de pedra nos dias do Rei Arthur.
A modernidade gerou fantasias elaboradas de vidas “mais simples” nas ilhas do Mar do Sul, tendas nativas americanas e medinas árabes. Esses anseios podem não ser planos de ação no mundo real, mas estão dizendo maneiras de deixar escapar um suspiro pelas depredações de toda uma era.
Inveja
A modernidade nos disse que somos todos iguais e podemos alcançar um nada: possibilidades ilimitadas aguardam todos nós. Nós também podemos começar uma empresa de bilhões de dólares, nos tornar um ator famoso ou administrar uma nação.
A oportunidade não é mais injustamente restrita a alguns poucos favorecidos. Parece caridade, mas é um caminho rápido para um surto de comparação – e sua dor associada, a inveja. Nunca teria ocorrido a um pastor de cabras na Picardia do século XVII invejar Luís XIV da França; as vantagens do rei eram tão injustas quanto incomparáveis. Essa paz não é mais possível.
Em um mundo em que todos podem alcançar o que merecem, por que não temos mais? Se o sucesso é merecido, por que continuamos medíocres? O fardo psicológico de uma assim chamada vida comum tornou-se incomparavelmente mais difícil – mesmo que suas vantagens materiais se tornem cada vez mais disponíveis.
Solidão
A modernidade, em um sentido prático, nos conectou aos outros como nunca antes, mas também nos deixou frequentemente emocionalmente desprovidos, tarde da noite, sozinhos, em um canto de um restaurante, como uma figura em uma pintura de Edward Hopper, olhando para a escuridão por dentro e por fora.
A crença de que merecemos uma pessoa especial tornou nossos relacionamentos desnecessariamente turbulentos e desprovidos de tolerância ou tolerância e despojou a amizade de seu valor. A primeira pergunta que nos fazem em cada novo encontro social é “O que você faz?” e sabemos o quanto uma resposta impressionante será importante.
Adormecemos em apartamentos altos com vista para as sedes distantes de bancos e seguradoras – e nos perguntamos se alguém notaria se morrêssemos. O primeiro anúncio gigante iluminado – de uma garrafa de refrigerante – iluminou a escuridão da Times Square na primavera de 1904. Tem sido mais difícil dormir desde então.
Sentimentalismo
Se já não fosse tão difícil, nos pedem – ainda por cima – sorrir continuamente, esperar contra a esperança, ter um bom dia, nos divertir muito, animar as férias e sermos exuberantes que está vivo. A modernidade nos despojou de nosso direito primordial de nos sentirmos melancólicos, improdutivos, mal-humorados, desesperados e confusos. Isso nos fez a injustiça central de insistir que a felicidade deveria ser a norma. Não foi à toa que Theodor Adorno comentou que a América moderna havia produzido um vilão avassalador: Walt Disney.
Embora a modernidade possa ter nos tornado materialmente abundantes, ela impôs um pesado tributo emocional: ela nos alienou, gerou inveja, aumentou a vergonha, nos separou uns dos outros, nos desconcertou, nos forçou a sorrir inautenticamente e nos deixou inquietos e furiosos.
Felizmente, não precisamos sofrer sozinhos. Nossa condição – embora se apresente a cada um de nós como uma aflição pessoal – é, no fundo, obra de uma época, não de nossas próprias mentes. Aprendendo a diagnosticar nossa condição, podemos aceitar que não somos tanto individualmente dementes quanto vivemos em tempos de perturbação incomumente intensa e gerada pela sociedade. Podemos aceitar que a modernidade é uma doença – e que compreendê-la será a cura.