Quando se trata de decidir o que fazer com nossas vidas, frequentemente nos deparamos com o que parece ser uma escolha muito dolorosa: o caminho apaixonado versus o caminho seguro. O último envolve o lento domínio de uma profissão confiável; ficaremos entediados – mas sabemos que nunca seremos demitidos. Enquanto isso, o primeiro é um ato de alta tensão em que fantasiamos gerar uma renda daquilo que amamos profundamente e ainda assim tememos constantemente a penúria e a humilhação.

A escolha pode parecer aguda, mas pode ser menos do que parece, uma vez que exploramos adequadamente o conceito de segurança. Nunca estamos devidamente seguros enquanto estivermos fazendo algo que odiamos ou perseguimos por covardia. Nas condições profundamente competitivas da modernidade, nossa carreira de apoio – aquela que adotamos por medo – será a ambição central de outra pessoa; nosso plano B será o plano A de outra pessoa, o que nos coloca em desvantagem imediata em termos de energia e foco que podemos reunir. A escolha “segura” pode nos arruinar.

Por outro lado, o que amamos é o que nos obceca de qualquer maneira, faríamos isso de graça – o que aumenta decisivamente nossas chances de domínio e reduz o preço do fracasso. Uma década de resultados mistos em um projeto de paixão é inerentemente menos oneroso do que retornos nada espetaculares para uma carreira inteira em um campo odioso.

No final das contas, não é muito seguro usar a única vida que temos nos forçando a fazer o que sabemos desde o início que não vamos gostar – simplesmente para continuar vivendo. Isso não é segurança; é masoquismo. Todos nós podemos ter que passar nossas primeiras duas décadas sofrendo com o sistema educacional; mas em algum momento, podemos deixar a escola; em algum momento, precisamos ter uma chance de responder sobre o que a vida poderia ser além da obediência e da timidez.

Não é muito comum ter uma paixão; a maioria de nós não tem. No entanto, se somos abençoados o suficiente para ter um sonho, estamos arriscando muito mais do que deveríamos por não atender ao chamado.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Save my name, email, and website in this browser for the next time I comment.

Nossa missão é ajudá-lo a superar seus obstáculos e transformá-los em oportunidades para que você possa levar uma vida com propósito, mais saudável e mais produtiva.

WhatsApp

E-mail

Inscreva-se

Para ficar por dentro de nossas novidades, inscreva-se em nossa lista com seu e-mail:

X