Dicas de Feng Shui para posicionar sua cozinha na planta baixa

Feng shui é a antiga arte chinesa de organização, uma prática que visa criar um fluxo de energia saudável em toda a sua casa e estabelecer a base para uma vida equilibrada e harmoniosa. Não é surpresa que a cozinha desempenhe um papel especialmente importante no feng shui. A localização, o design e os princípios básicos do feng shui de sua cozinha são considerados muito importantes em uma boa planta baixa do feng shui. Sua cozinha faz parte da chamada “trindade feng shui” de sua casa – o quarto, o banheiro e a cozinha – e cada um é considerado de extrema importância para sua saúde e bem-estar.

Planta baixa boa e ruim segundo o Feng Shui

Plantas baixas boas e ruins no Feng Shui

Obviamente, sua capacidade de criar uma planta baixa de feng shui perfeita é limitada, a menos que você esteja construindo uma casa do zero e possa posicionar cada cômodo e todas as janelas e portas exatamente onde deseja. Em uma casa estabelecida, você precisará trabalhar com os padrões de fluxo de energia existentes, realçando os aspectos positivos e buscando “curas” para quaisquer tendências de energia negativa que estejam presentes.

Quando você está construindo uma casa do zero, ou quando está realizando um grande projeto de reforma, você pode se dar ao luxo de escolher a posição da cozinha – assim como dos outros cômodos – exatamente onde você quiser no andar geral da planta baixa.

Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao trabalhar com a posição da cozinha para uma boa planta de feng shui. Frequentemente, isso significa evitar certas armadilhas que impedem o fluxo de energia do feng shui.

Evite colocar a cozinha perto da porta da frente

O pior posicionamento feng shui de uma cozinha é aquele em que a porta da frente entra diretamente na cozinha, e a cozinha é o primeiro espaço visualizado. Isso se aplica apenas a uma planta baixa em que você literalmente entra em casa pela cozinha; não se aplica quando a cozinha está mais recuada na planta e parcialmente vista da entrada da frente.

Apesar disso, podem haver cenários ainda piores. Um forno que você pode ver da porta da frente, ou que está alinhado com a porta da frente, é considerado o pior caso no feng shui. É um pouco melhor se você tiver uma bela vista de sua cozinha, como uma ilha de cozinha com algumas flores ou um pequeno jardim de ervas, o que pode inclinar a balança para um feng shui melhor. Se você quiser tentar remediar o feng shui de um layout ruim de cozinha, especialmente em situações onde é difícil movimentar os eletrodomésticos, você pode explorar várias curas de feng shui.

Evite colocar um banheiro próximo à cozinha

Outra localização ruim do feng shui na cozinha é embaixo do banheiro ou de frente para a porta do banheiro (uma porta do banheiro perto do forno ou da ilha da cozinha é ainda pior). O motivo aqui envolve bom senso (e aromas), já que você não quer que os odores do banheiro se misturem com o aroma da comida.

Além disso, como a cozinha é um local onde a energia do fogo alimenta a casa, você não quer que essa energia flua diretamente pelo banheiro, que é considerado um local de saída. Por fim, o banheiro é considerado um elemento água que compete diretamente com os fogos da cozinha e pode apagar as chamas.

Outros locais problemáticos para uma cozinha incluem:

Uma localização de cozinha muito perto da escada. Essas duas energias são opostas e é melhor mantê-las à distância.
Uma localização com cozinha muito perto da lavandaria ou da garagem. Essa é uma situação moderadamente desafiadora, pois esses cenários são bastante fáceis de trabalhar e melhorar.
Uma cozinha bem no centro da casa. Você não quer seu coração pegando fogo. Tudo o que é necessário é que a cozinha fique um pouco fora do centro da casa.

Boa planta baixa dentro da própria cozinha pelo feng shui

Bom layout dentro da própria cozinha

Existem vários elementos que são importantes no design real da cozinha. Uma boa regra prática do feng shui para o layout de uma cozinha é seguir o princípio clássico do triângulo da cozinha, em que o forno, a geladeira e a pia formam um triângulo de trabalho. Este princípio do bom feng shui é bem conhecido e usado pela maioria dos designers de cozinha, sejam eles praticantes de feng shui ou não. Um princípio menos conhecido, mas muito importante para o feng shui, é evitar que o fogão fique posicionado de forma que você cozinhe de costas para a porta.

Conheça mais sobre o feng shui aqui!

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Save my name, email, and website in this browser for the next time I comment.

Nossa missão é ajudá-lo a superar seus obstáculos e transformá-los em oportunidades para que você possa levar uma vida com propósito, mais saudável e mais produtiva.

WhatsApp

E-mail

Inscreva-se

Para ficar por dentro de nossas novidades, inscreva-se em nossa lista com seu e-mail:

X