Mente Consciente vs Mente Subconsciente: Como Melhorá-las

A mente é um dos aspectos mais fascinantes e poderosos de nós mesmos. É mais forte do que qualquer supercomputador que já criamos e pode armazenar praticamente uma quantidade infinita de informações.

A forma como obtemos acesso a todas essas informações é através dos níveis da mente. Existem três níveis no total, aqui o nosso foco estará no relacionamento entre nossa mente consciente e a mente subconsciente. Ao descobrir o que está acontecendo em nossas cabeças, podemos alcançar nossos objetivos da melhor maneira, aproveitando as várias mentes. Descubra agora como o poder da mente pode mudar a sua vida.

Mente Consciente vs Mente Subconsciente

Antes de tudo precisamos entender os vários níveis da mente. Para isso vamos utilizar o conceito criado por Sigmund Freud. Em sua teoria, ele usou a analogia do iceberg e a ideia de que a mente poderia formar três partes desse iceberg.

A mente consciente é o gelo acima da água. Isso forma apenas uma pequena parte do iceberg, pois a maior parte do gelo está debaixo d’água.

Tudo debaixo d’água é dividido em mais duas partes. O pré-consciente é qualquer coisa abaixo da linha de flutuação, enquanto o subconsciente está muito abaixo disso.

Essa analogia pode não fazer muito sentido na superfície, mas quando você olha para as deduções de Freud sobre o que cada mente faz, as coisas começam a fazer sentido.

A mente consciente é onde todos os nossos pensamentos, sentimentos, esperanças e memórias são armazenados. Essa é a parte que usamos para pensar e conversar. Voltando à analogia do iceberg, podemos dizer que essas são todas as coisas que requerem pouco esforço para serem vistas.

A mente pré-consciente é algo que não está na vanguarda de nossas mentes, mas que podemos trazê-la à superfície com um pouco de esforço.

O último é a mente subconsciente, que armazena sentimentos, impulsos e memórias que estão além da nossa mente consciente. Geralmente, são coisas que suprimimos, como dores, ansiedades ou conflitos. São esses eventos que orientam o nosso comportamento, as nossas motivações e as nossas decisões em gerais.

Diferenças de opinião

Como podemos ver, a mente consciente e a mente subconsciente estão em diferentes níveis e armazenam diferentes informações. Mas, existem outras diferenças, como as diferenças de opinião, que se refere ao fato de que a mente consciente e a mente subconsciente têm crenças diferentes.

Assim como acontece com os animais, muitos dos nossos fatores decisórios estão abaixo da superfície. Um animal não “decide” voar, caçar, dormir ou lutar da mesma maneira como nós fazemos as próprias escolhas sobre o que fazer – ele simplesmente segue as instruções que vêm das partes subconscientes do cérebro.

Esses mesmos tipos de instruções chegam até nós das mesmas partes do cérebros, às vezes por boas razões e às vezes para nos prejudicar. Nossos medos e desejos subconscientes dirigem nossas motivações e ações através de emoções como o amor, o medo e a inspiração.

Enquanto algumas partes do subconscientes de nossos cérebros são de certa forma perigosas, outras são mais inteligentes e rápidas que a nossa mente consciente. Nossos maiores momentos de inspiração geralmente “surgem” de nosso subconsciente. Normalmente vivenciamos essas inspirações criativas quando estamos relaxados e não quando estamos tentando acessar o nosso subconsciente. Quando você diz: “Acabei de pensar em algo”, você percebeu sua mente subconsciente dizendo algo à sua mente consciente? Mas com treinamento, é possível abrir esse fluxo de comunicação.

Portanto, embora nossas mentes tenham perspectivas diferentes, há potencial para elas trabalharem juntas.

Ativo vs Passivo

Outra diferença é o grau de envolvimento de cada parte da nossa mente, a melhor maneira de explicar isso é através de um exemplo.

Você às vezes sente que não consegue adormecer porque sua mente fica vagando?

Parte da razão para isso é devido ao subconsciente. Quando você está adormecendo, sua mente consciente está descansando; mas o seu subconsciente não.

A sua mente subconsciente nunca adormece. Funciona o dia todo, todos os dias, controlando o corpo, respirando e mantendo a função dos órgãos e o crescimento celular.

Nossa mente subconsciente é a razão pela qual sonhamos e só podemos lembrar detalhes vívidos desse sonho.

Dessa maneira, o subconsciente é passivo. Continua a funcionar, mas muitas vezes sem que saibamos. No entanto, podemos aprofundar e melhorar essa conexão.

Como melhorar a mente consciente e subconsciente

Agora que entendemos melhor o que cada mente faz, o próximo passo é melhorarmos a conexão entre nossas mentes. Existem várias maneiras de você melhorar essa conexão, e a maioria delas resulta de hábitos que sua mente consciente pode criar para fortalecer seu subconsciente ao longo do tempo.

1. Considere o meio ambiente

Da mesma forma que cuidamos da nossa natureza, de uma planta ou de uma flor……cultivando, regando, adubando…….devíamos  fazer a mesma coisa com o nosso ambiente interno. Provavelmente, a maioria das pessoas não pensa nas informações e crenças que são gravadas no ambiente da sua mente subconsciente.

Isso é muito importante porque nossa mente subconsciente está sempre ativa e absorvendo tudo.

Crenças não surgem do nada. Nossas crenças crescem com base nas informações que vemos, nas conclusões que tiramos e na maneira como as comparamos com o resto de nossa realidade. Fazemos isso constantemente.

O maior problema é que normalmente o nosso ambiente diário é carregado de problemas, de aflições e de pensamentos negativos. E isso não vai nos afetar apenas no dia a dia……isso vai afetar o nosso comportamento ao longo do tempo devido as crenças que estão sendo gravadas em nosso subconsciente que esta registrando todas essas situações. Por isso, é importante estar atento ao ambiente e as pessoas que estão ao ser redor e as informações que você esta recebendo todos os dias.

Evite ouvir as notícias, a menos que você realmente precise. Não gaste tempo com pessoas negativas. Se concentre nas informações positivas que podem alimentar sua mente.

2. Visualize mais

Lembre-se de que nossa mente subconsciente é a mente atrás de nós a qual gera os nossos sonhos. E se isso é possível, faz sentido que o subconsciente goste de imagens.

A melhor maneira de enviar fotos da nossa consciência para a mente subconsciente é através da visualização.

A idéia é gastar uma pequena quantidade de tempo – cerca de 15 minutos por dia – retratando cenas positivas de você e suas experiências de vida.

Você pode visualizar o que quiser, como férias, relacionamentos satisfatórios, exercícios e muito mais.

A idéia é fazer isso de forma consistente e, com o tempo, essas imagens começarão a substituir quaisquer pensamentos negativos que você tiver sobre esses aspectos. Qualquer medo, dúvida ou preocupação desaparecerá lentamente.

Para maior efeito, visualize também fortes emoções positivas. Por exemplo, se você está preocupado em se exercitar em uma academia, visualize seu exercício. Visualize como você se sentirá no final ou como se sentirá quando atingir sua meta de saúde.

3. Afirmações

O último e o último método é o das afirmações. Essa técnica é semelhante à visualização, mas aqui você se concentra em palavras e pensamentos. Lembre, todas as informações e pensamentos são absorvidos em nossa mente subconsciente.

Se instigarmos a afirmação de palavras positivas regularmente, nossa mente mudará com o tempo.

Com afirmações, há algumas regras a serem revisadas para que funcionem efetivamente:

  • Use o tempo presente

Procurando estar mais confiante? Diga a si mesmo: “Estou confiante”. Mesmo se você não estiver confiante, poderá enganar assim a sua mente subconsciente porque ela não pode prever o futuro. Só conhece esse exato momento. Além disso, atenha-se apenas às declarações positivas.

  • Associe suas palavras aos sentimentos

Embora a afirmação feita possa ser falsa agora, um grande motivador é lembrar como nos sentiremos com essa nova realidade. Se você quer uma saúde melhor, comece a trazer emoções que fazem você se sentir saudável.

  • Repita o processo

Você não apenas fazer isso diariamente, mas também repetir esse processo ao longo do dia.

Pensamentos finais

A conexão entre as duas mentes é poderosa, e fazer pequenas mudanças no estilo de vida podem afetar sua atitude e sua vida ao longo do tempo. Isso fica claro quando olhamos como nossa mente consciente e subconsciente funcionam.

Lembre-se de que nossa mente consciente é a ativa e fará as coisas. É a nossa linha de frente. O tempo todo, nosso subconsciente está constantemente olhando em volta, absorvendo tudo o que pode e formulando nossa realidade. Cuide bem desses dois e você poderá mudar sua vida.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Save my name, email, and website in this browser for the next time I comment.

Nossa missão é ajudá-lo a superar seus obstáculos e transformá-los em oportunidades para que você possa levar uma vida com propósito, mais saudável e mais produtiva.

WhatsApp

E-mail

Inscreva-se

Para ficar por dentro de nossas novidades, inscreva-se em nossa lista com seu e-mail:

X